Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Cordel das Lendas Bovinas

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/10/2007

Fantasia e realidade em versos rimados.Muito comum no interior do nordeste brasileiro, a literatura de cordel abrange um acervo de manifestações literárias, quase sempre poéticas e bem-humoradas, penduradas em cordões de barbante para serem vendidas em feiras mercados e bancas de jornal.

Como a música é parte integrante da obra do autor, uma brincadeira com os ritmos “rap” e “repente” é lançada aos leitores: “Afinal, deu rap na embolada ou foi o repente que, de repente, sem embolou no cordel?”.

Em 24 estrofes de seis versos de nove sílabas, cada uma iniciando seqüencialmente com uma letra do alfabeto, Cordel das lendas bovinas, assinado por Jorge Fernando dos Santos e ilustrado por Graça Lima, fala da presença do boi na vida dos homens, desde a Idade da Pedra até nossos dias.

Já no título Jorge Fernando anuncia o Cordel e destaca esse tipo de poesia popular marcada pela oralidade, daí a importância das rimas, para seus leitores, “cantando” temáticas que transcendem o universo nordestino.

Contando histórias, lendas e mitos e misturando fantasia e realidade em versos rimados e bem-humorados, o livro aborda várias e díspares manifestações bovinas, como, por exemplo: o boi da cara preta (canção para fazer criança dormir); o Minotauro (figura da mitologia, com corpo de homem e cabeça de touro); o signo de Touro, do horóscopo; o boi, "dono" da manjedoura onde Jesus nasceu; o Boi Caprichoso, de Parintins; e vários outros, sempre buscando a intertextualidade e a unidade que nasce da diversidade.

As ilustrações de Graça Lima seguem as imagens típicas da literatura de cordel, com traços grossos, cores vibrantes e forte impacto visual.

O Autor:

Jorge Fernando dos Santos é compositor, escritor e jornalista. Editor de Suplementos, no jornal Estado de Minas, foi repórter, articulista e editor de cultura. Teve várias peças teatrais encenadas, produziu CDs com músicas de sua autoria e publicou 25 livros, entre eles Palmeira Seca, que recebeu o Prêmio Guimarães Rosa de romance. Seu endereço na internet é:
www.jorgefernandosantos.com.br .

A Ilustradora:

Graça Lima é carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes (UFRJ), com mestrado em Design (PUC-Rio). Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ: Prêmio Luis Jardim , Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem. Em 1982, 1984 e 2003, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Ilustração.

Fora do Brasil recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona (Espanha); o da Feira de Frankfurt (Alemanha); o Catálogo da Feira da Bratslávia e o Catálogo Brazil – A Bright Blend of Colours, feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros.

Serviço:

Título: Cordel das Lendas Bovinas
Autor: Jorge Fernando dos Santos
Ilustradora: Graça Lima
Tema: Livros infanto-juvenis, literatura, folclore, fábulas e lendas e cultura regional.
Público-alvo: Leitor fluente
Coleção: Mito & Magia
Formato: 19,5 x 27,0
Páginas: 24

Fonte: Editora Paulinas

Endereço: