Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

São Francisco de Assis, o verdadeiro protetor dos animais

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/10/2007

O dia 4 de outubro é dedicado a São Francisco de Assis.Nascido em 1182,em uma rica família mercante do norte da Itália. Adotou a extrema a pobreza, mas permaneceu trabalhando e pregando, especialmente para os pobres e doentes.

O padroeiro da Ecologia, sempre alertou sobre a importância da convivência harmoniosa entre as espécies-irmãs.Concebeu sua igreja alicerçada na fraternidade com a natureza e seus representantes.

Franco Zefirelli, no filme “Irmão Sol, Irmã Lua, apresenta com genialidade a oposição entre a igreja formal, com a rigorosa separação de classes, absoluto silêncio e fria incomunicabilidade e a igreja informal,com a presença integrada de pessoas, plantas e animais na celebração festiva e natural entre os sêres. Nela é alma que canta e os corações se unem numa única oração.

Animais devem ser livres para participarem dos cultos religiosos, porque mesmo antes da humanidade povoar a Terra, a natureza em sons audíveis e compreensíveis saudavam o Criador.

Num gesto natural, equilibrado, afetuoso e livre de preconceitos ultrapassados , que mais igrejas escancarem suas portas , acolhendo o animal humano e o não humano, para uma confraternização, colocando-os cada vez mais próximos da sua poderosa e universal origem, louvando a Deus por todas as suas criaturas.

Dia 4 de Outubro-Dia Nacional de Adotar um Animal. Que tal adotar um animal e dedicar esta ação concreta, como uma homenagem sincera á São Francisco de Assis?