Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

A obesidade provoca danos á saúde do animal

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/06/2007

Alguns quilos acima do ideal para um animal , podem ser mais prejudiciais do que se imagina. Além de sobrecarregar o sistema cardiovascular e esquelético, o peso excessivo diminui a tolerância ao calor e altera a eficiência respiratória, provocando queda na resistência e fadiga. A obesidade também pode estar por trás de problemas digestivos, como a constipação e a flatulência.

Vários fatores podem contribuir para o excesso de peso. Casos específicos, como a predisposição genéticas e disfunção glandulares, devem ser acompanhadas por um veterinário. A causa mais comum é o acúmulo de gordura decorrentes da falta de atividade ou da ingestão excessiva de alimentos ricos em calorias.

Para saber se o cão está acima do peso recomendado para seu porte e idade, basta juntar os polegares das mãos e coloca-los sobre a espinha e com os dedos abertos, apalpar as costelas do animal. Se houver dificuldades para sentir o contorno das costelas, o animal precisa de uma dieta.

Os cães mais velhos têm seu metabolismo reduzido, o que diminui as necessidades calóricas em aproximadamente 20%.

Animais esterilizados, castrados ou sedentários tem tendência a engordar e requer atenção especial.


Dicas de Alimentação:

1- Reduza a ingestão de calorias, oferecendo menos comida por dia.

2- Dê essa quantidade menor em 2 ou 3 vezes por dia, o animal comerá menos, mas terá alimento no estômago por mais tempo.

3- Evite alimentos ricos em calorias.

4- Não dê restos de comida.

5- Não dê suplementos dietéticos, a não ser quando recomendado
por veterinário.

6- Proíba os membros da família de dar comida extra ao animal.

7- Mantenha sempre água disponível.


Consulte o veterinário antes de começar um programa de exercícios para seu cão. Principalmente no começo, evite excessos. O período de atividades deve ser aumentado aos poucos. Quando o cão fica muito ofegante, negar-se a mexer ou mancar, é sinal de que está fazendo exercícios demais.Assim que ele voltar ao peso normal, procure os meios corretos para que ele não volte a engordar.




Fonte: Vininha F. Carvalho - Del Valle Editoria