Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Aquário de São Paulo recebeu dois filhotes de jacaré -do- pantanal albinos

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/01/2007

Chegaram ao Aquário de São Paulo dois filhotes de jacaré-do-pantanal albinos. Nascidos em 1° de abril e medindo 44 cm, os animais passaram por um período de quarentena e serão expostos a partir de 09/01 para o público. Quando adultos, eles poderão atingir até dois metros e meio.

Os dois animais são irmãos, e são os únicos exemplares albinos de uma ninhada de 34 jacarezinhos. É muito difícil avistar jacarés albinos na natureza.

A ocorrência do albinismo nesta espécie é bastante rara, e, além disso, a cor branca faz com que o animal não consiga se camuflar adequadamente e esteja muito destacado em relação aos outros animais da mesma espécie. Por isso ele acaba sendo alvo fácil dos predadores.

O nome albinismo tem origem do Latim albus (branco). O albinismo nada mais é do que uma alteração genética que afeta a produção da melanina (melan = negro), substância que define a pigmentação do animal. O albinismo é hereditário.

O complexo Aquário de São Paulo é composto pelas seguintes atrações:

- Vale dos Dinossauros: com 15 réplicas mecatrônicas de 7 espécies de dinossauros;

- Aquário de São Paulo: o maior aquário da cidade e o primeiro temático do Brasil, possui 26 recintos, composto por 16 tanques de água e 09 terráreos, onde são exibidos mais de 2.000 exemplares de peixes de água doce e uma diversidade de 250 espécies, além de répteis, anfíbios e mamíferos.

O aquário é divido por 4 temas: Rio Tietê, Selva Brasileira, Pantanal e Amazônia, criados para que os visitantes conheçam a realidade de diversos ecossistemas aquáticos brasileiros.

- Museu: com fósseis de peixes, tubarões e outros animais taxidermizados, além de crânio de baleia, tartarugas marinhas, réplica de alguns animais da era do gelo, entre outros;

- Planetário: espetáculo sobre astronomia (pago a parte: R$12,00. Estudantes com carteira pagam R$6,00).

- Cinema 3D: com a utilização de óculos especiais, o visitante assiste a uma projeção de incríveis filmes em terceira dimensão.

Fonte: MD Comunicação Integrada