Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Clonagem de cachorro pelo sul-coreano Hwang é verídica

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/03/2006

O pesquisador sul-coreano Hwang Woo-suk, cuja "pesquisa pioneira" sobre células-tronco humanas revelou-se fraudulenta, conseguiu ser bem-sucedido na clonagem de um cachorro em agosto de 2005, segundo um estudo que foi publicado nesta quinta-feira,9/3, na revista científica britânica Nature.

Os testes de comparação de DNA, realizados nos Estados Unidos no Instituto Nacional da Saúde (NIH) sob a direção de Elaine Ostrander, confirmam os resultados de um estudo anterior realizado por uma comissão independente sul-coreana.

No dia 10 de janeiro, esta comissão concluiu que o pesquisador não obteve nenhum avanço na tecnologia da clonagem relacionada ao homem, com exceção do cachorro Snuppy, criado em agosto de 2005.

Os especialistas do NIH utilizaram o material genético fornecido pela comissão sul-coreana para comparar o DNA de Snuppy ao do Afghan hound clonado, chamado Tai, ao da cadela que gerou o filhote, aos das cadelas que doaram os óvulos e aos de outros cachorros da mesma raça, demonstrando uma identidade perfeita entre Snuppy e Tai.

Snuppy foi concebido graças à introdução, no núcleo do óvulo da cadela receptora, do DNA de uma célula do animal clonado.





Fonte: AFP