Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Centros de Controle de Zoonoses

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/06/2011

É permitido, aos Centros de Controle de Zoonoses, praticar a eutanásia em animais,desde que realizada com métodos humanitários.

O sacrifício eutanásico com o mínimo de sofrimento é feito com o intravenoso de barbitúrico anestésico que deprime o sistema nervoso central.Por ser mais dispendioso é rejeitado pela maioria das prefeituras.

Os CCZs também podem fazer o encaminhamento de animais para laboratórios e faculdades de ciências biológicas onde servem como cobaias em experimentos, testes de drogas ou aulas. Estes animais terminam por ter uma morte lenta e dolorosa. São considerados pelos laboratórios como material barato e, nas faculdades são muitas vezes manipulados por estudantes despreparados. Isso é um ato muito cruel, comprometendo a responsabilidade moral e ética.

As universidades deveriam abolir o sacrifício com cães nos seus cursos,substituindo por uma simulação em computador.A indiferença para com um animal pode levar a indiferença para com o ser humano.E,isto para um médico constitue numa tragédia.

A verdadeira finalidade dos Centros de Controle de Zoonoses deve ser preventiva,através de campanhas educativas ,evitando a procriação descontrolada de animais,desestimulando a comercialização de filhotes e incentivando a adoção de animais abandonados.

As verbas governamentais precisam ser direcionadas para campanhas de esterilização e vacinação.

A nova imagem dos Centros de Controle de Zoonoses,voltada para o bem estar animal, é fruto do trabalho de profissionais que tentam encontrar novas soluções,apoiados por veterinários particulares , através de convênios.

Em todo o mundo existem programas de esterilização utilizados no combate as zoonoses e a proliferação de animais de rua preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.

A partir do momento, que houver uma interação perfeita entre a conduta dos profissionais e o amparo legal através dos órgãos oficiais,os animais estarão protegidos.

Os Centros de Controle de Zoonoses sempre foram classificados como os vilões, mas hoje sabemos que a culpa também está na posse irresponsável.Adquiridos por impulsividade, estes animais acabam sendo vítimas de abandono, sem terem seus sentimentos respeitados e nem os cuidados necessários para garantir uma condição digna de vida.

A questão não se resume em encontramos a melhor maneira de tirar os animais das ruas e sim, impedirmos que sejam conduzidos a esta situação.

Não existe um método melhor ou pior de sacríficio,quando o resultado é a morte.

A adoção é a esperança de uma nova vida.Vamos lutar para que o incentivo a posse responsável se transforme na finalidade dos C.C.Zs de todo o país.


Fonte: Vininha F.Carvalho - diretora da Del Valle Editoria